segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

São Thomé das Letras


Um breve  histórico


       Em 1770 teve início o povoamento do município.O ano refere-se à provisão concedida para a construção de uma capela em homenagem ao santo. A região pertenceu a Campo Alegre, tendo como fundador o Capitão João Francisco Junqueira , o qual iniciou a construção da Igreja Matriz.       

       Em 1839 foi criada a paróquia subordinada à Freguesia de São João Del Rei. Em 1841 passou a pertencer às Freguesias de Baependi e Lavras. Foi reincorporada como distrito ao município de Baependi em 1842, até 1° de março de 1963, quando foi emancipada.



Lendas e Mistérios 

 

       Diz a lenda que um escravo de nome João Antão cansado dos maus tratos fugiu da Fazenda Campo Alegre, para o alto das montanhas onde encontrou uma gruta como abrigo, passando a viver do que a Natureza lhe oferecia .       Um dia , um homem de longas barbas, fisionomia suave e amiga, com vestes brancas surgiu na gruta dando ao escravo um bilhete para que fosse levado ao seu dono, o Capitão João Francisco Junqueira deforma que ele seria perdoado.       O senhorio ficou impressionado com o conteúdo da carta e quis conhecer a tal gruta, encontrando em seu interior umas estatueta em madeira, São Tomé Apóstolo. O senhor de vestes brancas não foi encontrado e o escravo foi perdoado. João Francisco mandou erguer uma capela ao lado da gruta, onde posteriormente deu lugar a Igreja Matriz. Por ocasião da construção da capela, foram encontradas umas pinturas em tom avermelhados. Devido a essas pinturas o local ficou conhecido como"São Tomé das Letras"





























Nenhum comentário:

Postar um comentário